O objetivo é a busca da origem e o estudo da composição familiar. Este site tem o intuito de resgatar e preservar a história de nossa família. ... Com alguém aqui relacionado, mande suas informações, vamos completar a nossa história!

Pesquisar este blog

Cidade de Mattarello - Itália.

Mattarello, pequena cidade na região de Trentino, Itália.

Cidade de Mattarello

Mattarello é uma pequena cidade na região de Trentino, Itália. Tem sido incluído em um fracione da comuna de Trento, tendo sido anteriormente comune independente. Tem uma população de 5.406. Wikipédia.

Eles costumam falar 'paesino', como se fosse uma pequena aldeia, situada no interior de Trento. Faz parte da Região de Trentino Alto Àdige.

Cidade de Mattarello/It.


O comune de Trento está subdividia em 12 Circoscrizione, ou Circunscrições. Mattarello é a de número 8. Possuía em 2006, 5.482 habitantes que dividem uma área de 1.642 ha. A Circoscrizione 8 compreende as seguintes localidades: Acquaviva, Carozeti, I Grezzi, Laste di Mattarello, Le Basse, Maset, Ronchi, S.Vincenzo, Valli, Valsorda, loc. Le Martinelle.

CRONOLOGIA HISTÓRICA.

Trento / Itália.
Observação: TRENTO, quando se deu a emigração em 1874, pertencia ao TIROL MERIDIONAL que, por sua vez, estava anexo ao "IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO" no último período da monarquia dos Habsburgo (1867 a 1918). Tal Império se desintegrou no final da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), quando o atual TRENTINO-ALTO ÁDIGE/SÜDTIROL, que compreende a Província Autônoma de Bolzano e a Província Autônoma de Trento, passa a pertencer à ITÁLIA, pelo Tratado de Saint Germain, em 1919. Por opção, a família TOMMASI se declara  italiana, muitos portando oficialmente, inclusive, tal cidadania. Entende-se, também, por que muitos dos imigrados dominavam o “dialeto italiano trentino” e também o “alemão”, eis que era a Áustria quem comandava aquele Império.

1 -  ÁUSTRIA / ÁUSTRIA
  • 1792-1815 – Durante as guerras napoleônicas o Império de Asburgo assume o papel de protagonista nas coalizões anti-francesas. Em 1806, o Império Romano da Germânia é dissolvido.
  • 1809 – A Áustria sustenta a sublevação tirolesa contra a Baviera e França.
  • 1813 – A Áustria entra novamente em guerra contra a França. O Trentino - Alto Ádige é sitiado por dois exércitos austríacos: um penetra na Baviera e no Tirol; outro ocupa Venêto. A Baviera retira-se da aliança com Napoleão e empenha-se em ceder o Tirol para a Áustria.
  • 1815 – Ao final das guerras napoleônicas, o Império de Asburgo volta às suas antigas fronteiras, acrescidas de Vêneto que, junto com a Lombardia, forma o Reino Lombardo-Venêto, e pela Dalmácia. Perde-se definitivamente, ao contrário, a Bélgica que, juntamente com a Holanda, forma o Reino dos Países Baixos. No dia 8 de Junho é constituída a Confederação Germânica com o objetivo de garantir a segurança interna e externa. Órgão permanente da Confederação é a Dieta, com sede em Frankfurt no Meno. A presidência é entregue à Áustria que confere à atividade da Dieta um caráter antiliberal e estritamente conservador. Abre-se para a Áustria um período de grande prestígio e potência que durará até 1848.
  • 1848 – O Império tem que enfrentar o problema não resolvido da liberdade constitucional. No dia 13 de março, Viena se insurge e, a seguir, a revolução se estende a Praga e à Boêmia, à Hungria e ao Lombardo-Vêneto. Em Novembro, demite-se o Imperador Ferdinando I: sucede a ele, no dia 2 de Setembro, seu neto Francisco Giuseppe, com apenas dezoito anos.
  • 1859 – Inicia a guerra contra Piemonte aliado à França que custará à Monarquia dos Asburgo a perda da Lombardia.
  • 1866 – A Áustria, forçada à paz de Praga, tem que reconhecer a dissolução da Confederação Germânica e cede à Itália, através da França, o Vêneto.
  • 1867 – O unitário Império dos Asburgo se transforma na dúplice Monarquia Austro-húngara, constituída pelo Império da Áustria (Cisleithania) e pelo Reino da Hungria (Transleithania).
  • 1879-1882 – A política das alianças passa através das alianças entre a Áustria e a Prússia (1879 - Tratado de Viena) e a aliança entre Alemanha, Rússia e Áustria-Hungria (1881 - Tratado de Berlim), para chegar, em 1882, à Tríplice Aliança entre a Alemanha, Itália e Áustria-Hungria.

2. TRENTINO-ALTO ÁDIGE E TIROL.
  • 1796 – Do dia 5 de Setembro ao início de Novembro, ocorre a primeira ocupação francesa no Trento; no dia seguinte, incorpora Trento e os territórios do Trentino meridional: era desde 1509 que o Trentino não fruía a própria unidade territorial. Depois da ocupação francesa, vieram os austríacos que ocupam o território, governado em nome do imperador pelo conde do Tirol, Felippo Baroni Cavalcabò.
  • 1803 – Em 4 de fevereiro, anexação do Trentino à Áustria.
  • 1805 – A Áustria derrotada, por Napoleão, tem que ceder à Baviera, aliada da França, o Tirol com os territórios dos dois ex-principados de Bressanome e de Trento e, em parte, o Círculo de Rovereto (exclusos os vacariatos de Ala, Avio e Bretônico).
  • 1813 – A Áustria entra em guerra contra a França. O Trentino volta a pertencer à Áustria até o final da Primeira Guerra Mundial (1918).

 Divisão étnica do Império Austro-Húngaro - Antes do Tratado em 1918

Divisão étnica do Império Austro-Húngaro - Antes do Tratado em 1918.



  3. ITÁLIA / ITÁLIA.
  • 1814-1815 – Congresso de Viena. A Itália, depois da queda do império napoleônico, é dividida em oito Estados: Reino da Sardenha (Piemonte, Ligúria e Sardenha), Reino Lombardo-Venêto, Ducado de Parma e Placença, Ducado de Módena, Ducado de Lucca, Grão Ducado de Toscana, Estado da Igreja (Lácio, Úmbria, Marcas e Romagna), Reino das Duas Secílias (Itália Meridional e Secília).
  • 1914 – Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial, a Itália se declara neutra.
  • 1915 – No dia 24 de maio, a Itália declara guerra à Áustria.
  • 1948 – O Parlamento Italiano, com leis constitucionais, aprova o primeiro estatuto de autonomia especial do Trentino-Alto Ádige.
  • 1969 – No dia 30 de novembro, após encontros com o Ministro do Exterior austríaco, o governo italiano notifica o texto de um acordo sobre um “pacote” de garantias para a população de língua alemã da Província de Bolzano.

  • 1971 – O Parlamento aprova uma série de modificações ao estatuto do Trentino-Alto Ádige, que transfere grande parte dos poderes autônomos da Região à Província de Bolzano (e àquela de Trento), como tinha sido pedido pela população de língua alemã.
  • 1973-1993 – O Instituto Trentino de Cultura funda o Instituto Ítalo-Germânico; a seguir o Instituto de Ciências Religiosas, o Instituto para pesquisa científica e tecnológica (1979), o centro internacional para pesquisa matemática, o centro de física dos estados agregados (1982), o Centro de biofísica (1993).
Cidade de Mattarelo/It
Piazza Mattarello/It.

Transporte público local - Cidade de Mattarello/It
Transporte público local.
 
Piazza Mattarello/It.
Piazza Mattarello/It.


Confezione Moda Italia di Mattarello
Confezione Moda Italia di Mattarello/It.


O objetivo é a busca da origem e o estudo da composição familiar. Este site tem o intuito de resgatar e preservar a história de nossa família. ... Com alguém aqui relacionado, mande suas informações, vamos completar a nossa história!